Expansão

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pintura Corporal - TELA VIVA

TELA VIVA é um projeto de pintura, expressão corporal e fotografia.
São corpos que contam a história de uma temática poética marginal.


A pintura corporal existe há muito tempo. O homem sempre pintou o corpo, como um hábito cultural que vem de encontro com a estética, à religião, aos ritos, às festas, às guerras, etc.
Contudo, a proposta norteia-se por pesquisas a respeito das linguagens artísticas da tatuagem, da arte contemporânea - com enfoque na instalação, na pintura corporal.
       Há que se destacar a aprendizagem significativa em um novo olhar que se tem a partir da compreensão de que o corpo deve ser respeitado e priorizado e que, tanto a tatuagem quanto a pintura corporal são portadores de uma conotação histórico – social em determinadas civilizações como a indígena, a africana, a budista, dentre outras, revelando sentido para aqueles que as praticam, o que não ocorre com o homem ocidental, que incorpora essas práticas em detrimento dos valores de outras culturas, transformando, tanto as tatuagens quanto as pinturas corporais em modismo.
        Um inconveniente da pintura corporal, é que ela é uma arte efêmera. Demora horas para ser concebida, esboçada no papel, materializada na anatomia humana e, se não for registrada em forma de imagem fotográfica ou cinematográfica, ninguém mais poderá admirá-la.
O palco é aberto e a tela é viva.
Moa Freitas Maio 2009 







Fotografia: Maria Flavia Ramos Rocio 
INTERVENÇÃO: Praia do Ribeiro, Vila Militar Praia da Costa  Ano: 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário