Expansão

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projetos - VEM Vídeo Experimental Móbile 2010 Prcj

No dia 03 de dezembro de 2008, alguns alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) “Alger Ribeiro Bossois” puderam participar como entrevistados de um documentário realizado na escola. Tratava-se do registro audiovisual da culminância do Projeto “O Canto do Velho Bandido”, instalação sobre a obra de Sérgio Sampaio, apresentada aos alunos das 8as séries no decorrer daquele ano. De caráter interdisciplinar, o Projeto envolveu as disciplinas Artes, História, Língua Portuguesa e Música.
            Em 2009, na mesma UMEF, o compositor escolhido para a união das disciplinas Língua Portuguesa e Música foi Tom Zé. Os alunos que apresentaram maior identificação com a obra do cantor foram convidados a produzirem um vídeoclip do compositor. Eles escolheram a música, elaboraram o roteiro coletivamente, atuaram e entrevistaram uns aos outros. O vídeo foi todo filmado com câmera fotográfica digital.
            Essas experiências demonstraram aos professores que o trabalho de criação audiovisual é bem aceito pelos alunos e pode ser utilizado como atividade pedagógica e ampliado para um número maior de participantes.
            O núcleo de produção de vídeo experimental móbile se desenvolverá nas dependências da UMEF “Alger Ribeiro Bossois” durante o segundo semestre de 2010, com ênfase na participação dos alunos dos 9os anos. Estima-se que aproximadamente 110 pessoas participem de trabalhos desenvolvidos no núcleo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário